Coisas do Tempo

Quero comprar um imóvel: Qual o valor das taxas cartorárias? 

Quero comprar um imóvel: Qual o valor das taxas cartorárias? Toda vez que deparo com o cliente comprador sempre surge àquela dúvida: Quem deve pagar e Qual o valor das taxas cartorárias? É importante enfatizar que o comprador é a pessoa que vai pagar por essas taxas, exceto quando em comum acordo o vendedor aceite ou opte por algum acordo para dividir esse pagamento.  

A depender da cidade e região, os valores das taxas cartorárias podem sofrerem variações de 5 a 6%.  Podemos tomar como exemplo a cidade de Aracaju – Sergipe, essas taxas chegam de 5 a 5.5% levando em consideração o valor do imóvel.

É POSSÍVEL COMPRAR UM IMÓVEL SEM ENTRADA ? 

Exemplo: Se determinado Imóvel está sendo negociado no valor de R$ 200.000,00 

Cálculo na Prática das Taxas Cartorárias

R$ 200.000,00  X  5.5%  = 11.000,00 

Nesse caso podemos entender que as taxas chegariam a um valor aproximado de Onze Mil Reais.

Qual o valor das taxas cartorárias? 

Mas, não se assuste, no momento da compra o Profissional Corretor de Imóveis sempre passa essas informações, de forma que você já possa incluir no orçamento da compra esse detalhe de grande relevância.

Podemos considerar como Taxas Cartorárias o conjunto de documentos que servem para a efetivação da compra e passagem de titularidade ao novo proprietário e que garantem a efetividade da negociação. Fique atento recomendo fortemente fazer esse procedimento e não deixar em aberto, pois em uma possível revenda em anos futuros essa “economia” pode trazer algumas “dores de cabeça”. Entre essas taxas podemos destacar a mais citada e mais elevada, o famoso ITBI – Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis.

O registro do imóvel é mantido sobre a guarda dos cartórios de registro de imóveis, sendo este documento uma forma de comprova por lei quem é o proprietário do imóvel. Fazem parte de seu conteúdo as características das dimensões e limitações do imóvel, assim como o nome do proprietário.

Em alguns casos se for o primeiro imóvel adquirido em seu nome, é possível que o mesmo receba um bom desconto no momento das taxas.

Resumindo as taxas: 

  1. Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI)
  2. Registro do imóvel
  3. Escritura pública 
  4. Certidão De Onus
  5. Certidão de Inteiro Teor

Marine Residence – Barra dos Coqueiros

Imagens: Pixabay e Canva / Fontes consultadas:

https://www.konkero.com.br/financiamento/casa-propria/conheca-todos-os-gastos-que-voce-tera-ao-comprar-um-imovel

https://revista.zapimoveis.com.br/despesas-cartorarias/ https://www.casadicas.com.br/imoveis/escritura-e-registro-de-imoveis-quanto-gasta-para-registrar.html

Por: Cleberton Paixão – Especialista em Vendas de Imóveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
×